logo

aceleração

Toyota é acusada de calar donos de carros com defeito

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

29 out 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_8399.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Clarissa Mangueira, Agência Estado

Os advogados de milhares de proprietários de automóveis da Toyota acusaram a montadora japonesa, num documento enviado à Justiça norte-americana, de tentar calar seus clientes sobre os problemas de aceleração involuntária apresentados pelos veículos, afirmou o jornal the Detroit Free Press.

De acordo com o documento, que faz parte de um processo contra a Toyota, os proprietários dos automóveis disseram que a montadora os obrigou a assinar acordos de confidencialidade e secretamente comprou de volta os veículos que aparentemente apresentavam problemas.

Os documentos também destacam que os engenheiros da Toyota conseguiram reproduzir os defeitos de aceleração involuntária, mas a companhia não reportou tais falhas à Administração Nacional de Segurança no Tráfego em Rodovias dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês).

A Toyota disse, em comunicado, que recomprou dois veículos para análises de engenharia, mas que seus engenheiros não conseguiram reproduzir o problema de aceleração.

A NHTSA multou a Toyota em US$ 16,4 milhões no começo deste ano por conta da empresa não ter notificado a agência no prazo apropriado sobre o problema com o acelerador. A Toyota já realizou o recall de mais de 8 milhões de carros em todo o mundo para consertar defeitos com tapetes e pedais de aceleração.

As informações são da Dow Jones.