O projeto e instalação dos dois novos postos contaram com a expertise da Air Liquide, empresa de origem francesa especializada no segmento de gases industriais com mais de 60 estações de abastecimento de hidrogênio em todo o mundo. Antes de sua inauguração, o posto de Nagoya recebeu a visita do ministro francês de contas e finanças públicas, Michel Sapin, que elogiou a iniciativa da joint venture: “Esta é a vitrine de uma parceria inovadora com uma valiosa contribuição para a luta contra o aquecimento global”, disse.
Os postos fazem parte da estratégia de desenvolver uma rede de abastecimento a fim de sustentar um futuro volume de novos carros elétricos movidos a célula de combustível. No Japão, a Toyota lançou seu primeiro modelo deste tipo, o Mirai, cujas encomendas chegaram a 1,5 mil unidades no primeiro mês de vendas (leia aqui).
Outros três postos estão em fase de testes no Japão, em Tokio, Kawasaki e Saga. A Air Liquide já opera com postos de abastecimento em países da Europa, como Holanda (Rotterdam), Alemanha (Düsseldorf), Dinamarca e nos Estados Unidos.