
A Daimler Truck e a Toyota fecharam um acordo preliminar para combinar suas unidades de caminhões no Japão, informou a Reuters na terça-feira, 30.
Segundo memorando de entendimento assinado pelas partes, os negócios da Mitsubishi Fuso Truck, de propriedade da Daimler, e da Hino Motors, subsidiária da Toyota, seriam combinados em uma holding.
LEIA MAIS:
– Agora independente, Daimler Truck estreia com alta na bolsa
– BYD e Hino vão criar joint-venture para desenvolver veículos elétricos
As empresas veem a união como uma oportunidade de alcançar a escala necessária para fazer avanços tecnológicos, disse o CEO da Daimler Truck, Martin Daum, em entrevista coletiva em Tóquio.
“Estamos acelerando para emissões zero, mas há um grande desafio e este é o financiamento necessário”, disse Daum. “Há apenas uma maneira de fazer esse desenvolvimento paralelo de tecnologia funcionar: economias de escala.”
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
A organização de vendas globalmente permanecerá separada, mas as duas empresas buscarão desenvolvimento, aquisição e produção conjuntos, disse o executivo.
Esta é a primeira boa notícia envolvendo a marca Hino após escândalo envolvendo dados sobre emissões. Uma investigação conduzida pela própria empresa indicou a realização de fraudes desde 2003.