Com vigência até 31 de março de 2013, as habilitações poderão ser estendidas por mais 12 meses, desde que as empresas cumpram os requisitos previstos na lei e apresentem novos requerimentos de habilitação, até 15 de fevereiro do próximo ano. Com a publicação, as montadoras recebem autorização para importar, cada uma, 2.400 veículos sem o acréscimo de 30 pontos percentuais do IPI, no período entre a data da publicação da habilitação até 31 de março de 2013.
Toyota e Mitsubishi também estão autorizadas a apurar o crédito presumido do IPI em até 30 pontos porcentuais na aquisição de insumos e ferramentais, retroativo a 1º de novembro de 2012. As portarias interministeriais foram assinadas pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
Desde seu lançamento até agora, já foram habilitadas no Inovar-Auto cinco empresas, incluindo Toyota e Mitsubishi. As demais são Nissan (leia aqui), Renault e Peugeot.