
Esta é a segunda vez em dois anos que a montadora concorda em pagar multas por não denunciar defeitos do veículo para os reguladores dos Estados Unidos. Em 2009 e 2010, a companhia realizou em recall de 8 milhões de veículos em todo o mundo para tratar de defeitos relacionados a relatos de aceleração súbita. Na ocasião, a multa foi de US$ 48,8 milhões.
No início deste ano, o NHTSA anotou relatos de que os tapetes instalados no Lexus RX 350 de 2010 estavam deslizando para fora de posição e prendendo os pedais. Seis meses depois, a Toyota disse ao órgão que faria o recall de 154.036 veículos do modelo para corrigir o problema.
Em comunicado, o diretor de qualidade da Toyota, Ray Tanguay, declarou: “A Toyota está dedicada à segurança de nossos clientes e nós continuamos a fortalecer nossa coleta de dados e processo de avaliação para garantir que estamos preparados para tomar medidas rápidas para atender às necessidades dos consumidores. Nós concordamos com este acordo, a fim de evitar uma disputa demorada e se concentrar totalmente no nosso compromisso compartilhado com NHTSA para manter os motoristas seguros”.