logo

autopeças

Toyota e Nissan reativam fábricas até fim de abril

Clarissa Mangueira, da Agência Estado
Author image

Redação AB

10 abr 2011

1 minutos de leitura

A Toyota Motor e a Nissan Motor anunciaram que vão retomar a produção de todas as suas fábricas no Japão a partir de meados de abril até o fim do mês, juntando-se à Honda, indicando que a escassez de peças no país pode estar diminuindo.

A Toyota, a maior montadora do mundo, afirmou que reiniciará a produção das 17 fábricas do grupo no Japão a partir de 18 de abril. A Nissan, a segunda maior montadora do mundo em volume, afirmou que ensaiará a abertura de suas cinco unidades domésticas de montagem entre 11 e 18 de abril. A Honda disse no dia 31 de março que retomaria a produção em suas duas fábricas no país em 11 de abril.

Os anúncios das montadoras sobre a retomada da produção indicam que o período mais desanimador da escassez de peças que assola a indústria automobilística mundial pode ter chegado ao fim. No entanto, as três companhias afirmaram que sua produção no Japão vai continuar abaixo da capacidade total por um período indeterminado, correspondendo a apenas metade do volume normal.

Todas as três montadoras foram forçadas a suspenderem a produção nas suas instalações domésticas após o terremoto e o tsunami, que atingiram o país no dia 11 de março, prejudicarem profundamente o fluxo de autopeças devido aos danos nas empresas fornecedoras.

“Nós estamos fazendo uma variedade de esforços, então nós podemos retornar a produção total dentro de poucos meses”, afirmou Takanobu Ito, chefe-executivo e presidente da Honda. As informações são da Dow Jones.