
O novo recall envolve Highlanders 2008-10, Corollas, Venzas e Matrixes 2009-10, além de Pontiacs Vibe 2009-10 produzidos em joint venture com a GM.
A ação da montadora japonesa ocorre logo após a suspensão de produção e vendas dos modelos de veículos receberam uma chamada para reparos no sistema de acelerador, capaz de levar a mau funcionamento e acidentes. São 2,3 milhões de unidades nessa relação.
A Toyota instruiu os revendedores a mudar o formato dos pedais e enviará novos mecanismos para substituição, enquanto há um esforço também para solucionar o problema com os tapetes que provocam travamento do acelerador.
Pedais
A CTS Corp., fabricante dos pedais do acelerador que levaram ao recall da Toyota disse à agência Automotive News que produziu os componentes sob especificação da montadora e não tem conhecimento de que seus produtos tenham sido responsáveis por algum acidente ou dano.
A empresa continua a fornecer módulos do acelerador à Toyota e disse estar trabalhando com a fabricante para desenvolver um novo pedal, que está sendo testado.
A Toyota explicou que o pedal pode conduzir a uma situação rara em que o pedal se torna duro, demora para retornar ou trava em uma posição intermediária.