
A novela da Toyota em torno das fraudes nos testes de motores está longe de acabar. Pelo contrário: ganhou uma “esticada”. A montadora estendeu até março a paralisação de duas linhas de montagem no Japão.
Desde o dia 29 de março, a produção das minivans Alphard e Vellfire na fábrica de Inabe, e da van HiAce, na província de Gifu, estão suspensas. A medida foi tomada após a descoberta de fraudes nos testes de certificação de motores diesel desenvolvidos pela Toyota Industries.
SAIBA MAIS:
– De fraudes em testes a acelerador involuntário: relembre os escândalos da Toyota
– Toyota diz que Hilux vendida no Brasil não tem motor fraudado
Agora, o Grupo Toyota resolveu estender a paralisação nas duas linhas de produção até o próximo mês, com as atividades retomando plenamente a partir de 4 de março.
Também em janeiro foram descobertas irregularidades nos testes de motores diesel também da picape Hilux. O intuito das fraudes seria obter melhores resultados de potência e torque nas certificações dos propulsores Toyota.
Antes, em dezembro de 2023, a Toyota se viu envolta em outras denúncias de fraudes. Naquela ocasião, iregularidades nos testes de segurança de vários carros, inclusive do SUV baseado no Yaris Cross que será produzido no Brasil.