
O Platinum Hatch tem preço sugerido de R$ 62.490 e o Sedan, R$ 65.990. Ambos usam como base a versão XLS 1.5. A nova dianteira ficou bem mais atraente que a utilizada nos outros carros. Por isso é inevitável perguntar por que não foi aplicada em toda a linha 2017 quando lançada em abril deste ano: “No desenvolvimento, escolhemos a versão topo de linha para adotar as modificações. A intenção era dar exclusividade à Platinum”, justifica o gerente-geral de engenharia, Daniel Suzuki.
Mas o próprio executivo admite que as modificações serão estendidas ao restante da linha se a vontade do consumidor determinar, o que certamente vai ocorrer, já que elas surgiram a partir de sugestões de clientes brasileiros. “O conceito foi criado aqui e refinado no Japão e na Tailândia. Projetistas de peças também participaram das modificações”, diz o gerente-geral de engenharia.
Outros detalhes aplicados no Platinum são rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho esportivo, acabamento preto na coluna central, minissaias laterais, faróis e lanternas com máscara negra. O Sedan recebe ainda um pequeno aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
Segundo a Toyota, a linha Platinum deve responder por 13% das vendas totais do Etios, com presença maior no Sedan do que no Hatch. Os motores do Etios já haviam passado por modificações no primeiro semestre e o 1.5 que equipa a linha Platinum e outras versões tem até 107 cavalos quando abastecido com etanol. O câmbio automático também é o mesmo presente em outras opções do Etios e tem apenas quatro marchas. Além dos carros, a montadora apresentou um novo plano de vendas para o próprio Etios e também para o Corolla chamado Ciclo Toyota (veja
aqui).
O Etios é montado desde 2012 em Sorocaba. A fábrica tem hoje cerca de 2 mil funcionários e envolve outros 2 mil no parque de fornecedores. No melhor ano a unidade produziu 85 mil carros. O ritmo atual é de 75 mil carros/ano, apesar de o modelo ser vendido no Brasil e também exportado para Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.
.

Platinum Sedan recebeu aerofólio na tampa traseira. Para-choques dianteiros e traseiros são diferenciados em todas as novas versões topo de linha, que também trazem lanternas e faróis com máscara negra. Interior tem bancos de couro e central multimídia com navegador GPS.