Na nota, a empresa explica que pretende usar da ciência da análise de dados para trabalhar a experiência do usuário em meio a um esforço mais amplo para acelerar a sua investigação sobre inteligência artificial e robótica. Entre as áreas de atuação, a divisão Toyota Connected irá fornecer soluções em segurança, internet das coisas, integração com serviços das cidades inteligentes e compartilhamento de dados. Além de consumidores, será voltada também para empresas e iniciativas de instituições governamentais visando acompanhar a mudança do mercado automotivo cada vez mais centrado no desenvolvimento de soluções inteligentes e interativas.
“Toyota Connected vai ajudar a humanizar a experiência da condução e a libertar os nossos clientes da tirania da tecnologia”, disse Hicks no comunicado.
“A Toyota está dando um passo ousado ao criar uma empresa dedicada a trazer a inteligência em nuvem para a experiência de condução”, ressaltou Kurt DelBene, vice-presidente executivo de estratégia corporativa e planejamento da Microsoft. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Toyota Connected e aproveitar o poder de dados para tornar a condução mais pessoal, intuitiva e segura.”
Em março, a Ford também lançou divisão semelhante ao revelar o Ford Smart Mobility que tem o objetivo de lançar serviços que serão introduzidos em seus próprios veículos (aqui).