
Na terça-feira, 12, a Toyota realizou na planta de Sorocaba uma cerimônia para marcar o início do embarque das primeiras unidades do Etios ao Peru. O acordo de exportação firmado agora terá apoio da distribuidora da marca, a Toyota del Peru, e prevê a venda da família completa do modelo, incluindo o Etios hatchback e o sedã, com motorização a gasolina agora também produzida no Brasil, na recém-inaugurada fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). A Toyota não revela os volumes que pretende embarcar ao país, afirma apenas que será uma “oferta compatível com a demanda”.
A Toyota do Brasil exportou, de janeiro a junho deste ano, 20,9 mil veículos, o que representou crescimento de 16% em relação ao total exportado durante igual período de 2015, com 18 mil. Do volume exportado no primeiro semestre, 11.137 foram Etios, em expansão de 44% sobre os 7.690 embarcados nos primeiros seis meses do ano passado.
Em 2015, a Toyota distribuiu mais de 39 mil veículos a países sul-americanos. Para este ano, a empresa espera exportar 42 mil unidades, aumento de 7%, sendo 26 mil Etios.