logo

Toyota exportará Corolla brasileiro para a Colômbia

Embarques estão previstos para começar em janeiro de 2018
Author image

Redação AB

18 set 2017

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A partir de janeiro do ano que vem a Toyota vai exportar o Corolla brasileiro para a Colômbia, aproveitando o acordo automotivo fechado entre o Brasil e o país. A companhia ainda não definiu os volumes que vai entregar à região, que até então era abastecida apenas pela produção dos Estados Unidos. Segundo a companhia, o modelo nacional é mais refinado e melhor adequado ao gosto do consumidor colombiano. “A suspensão é melhor para atender a demanda local e o posicionamento mais premium”, diz Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da montadora no Brasil, que mencionou a novidade em sua participação no Workshop Legislação Automotiva – O Impacto da Rota 2030 na Indústria Automobilística, rea lizado por Automotive Business na segunda-feira, 18, em São Paulo.

A companhia trouxe ao Brasil um grupo de concessionários colombianos da marca para conhecer a estrutura local de serviços, de garantia e, ainda, apresentar o Etios, que também poderá ser exportado futuramente. “Os revendedores gostaram muito dos modelos nacionais e ficaram seguros com a nossa estrutura”, conta Bastos.

Como muitas montadoras, a Toyota aposta na exportação para equilibrar a operação nacional. “Precisamos voltar a participar desses mercados e depois, mesmo quando a demanda nacional voltar a se aquecer, precisamos manter esses negócios”, avalia. Este ano a companhia passou a exportar carros brasileiros à Costa Rica e Honduras. Além disso, a Toyota já entrega veículos feitos no Brasil para a Argentina, Uruguai, Chile e Peru. De janeiro a agosto de 2017 as vendas internacionais somaram 24 mil unidades, com aumento de 21%.