
Do total de veículos convocados, 2,47 milhões estão nos Estados Unidos, 1,4 milhão na China e 1,39 milhão na Europa. Também estão envolvidos 650 mil veículos na Austrália e Ásia, na região do Oriente Médio são 490 mil e outros 240 mil no Canadá. A montadora cita outras 330 mil unidades, sem identificar quais regiões. Ainda não há informações se o recall afeta o Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da Toyota no Brasil, todas as filiais estão em contato com a matriz para verificar a abrangência do recall. A empresa estima que até segunda-feira, 15, tenha um posicionamento oficial sobre o assunto.
No caso do Brasil, podem estar incluídos os modelos Corolla e RAV4. Além deles, o recall inclui ainda os modelos Camry, Camry Hybrid, Highlander, Highlander Hybrid, Matrix, Scion, Sequoia, Tundra e Yaris, todos fabricados entre 2007 e 2009.
A Toyota não comentou sobre o valor de quanto o recall custará ou quais os impactos nos resultados futuros.
O analista de valores imobiliários, Satoru Takada, da Toward the Infinite World Inc., disse à Automotive News: “Mesmo se você calcular o custo de uma forma muito simples, ainda assim, será significativo”. Outro analista, do BNP Paribas Securities em Tóquio, Koichi Sugimoto, complementou: “É claro que 7 milhões de veículos é um número alto, mas provavelmente não será como da última vez, quando os clientes dos Estados Unidos evitaram a compra de carros da Toyota”.
A Toyota ainda está em fase de recuperação de diversas dificuldades desde 2008, que incluíram uma série de recalls envolvendo mais de 10 milhões de veículos entre 2009 e 2011, além de problemas na cadeia de suprimentos decorrentes do terremoto e tsunami no Japão no ano passado. A montadora recuperou o título de líder mundial em vendas no primeiro semestre deste ano e projeta vendas globais de 9,76 milhões de veículos em 2012.
Este é o segundo maior recall global registrado pela indústria automotiva. O primeiro foi em 1996, quando a Ford tirou 8 milhões de veículos de circulação para substituir mecanismos de ignição defeituosos que poderiam causar explosão do motor.