logo

cadeia automotiva

Toyota fará sedã e hatch em Sorocaba

Redação AB
Author image

cria

08 set 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7871.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social

A Toyota confirmou nesta quarta-feira, 8, o investimento de US$ 600 milhões na fábrica que começa a construir em Sorocaba, SP, no quilômetro 92 da rodovia Castello Branco, no sentido interior-capital. A terceira unidade fabril da empresa, já presente em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, produzirá um hatch e um sedã compactos, com motor flex.

A capacidade inicial será de 70 mil unidades por ano, empregando 1.500 pessoas. Em uma segunda etapa a unidade poderá montar até 400 mil unidades. A empresa estuda também a possibilidade de exportar os novos modelos, cujo desenho, componentes e nome serão anunciados oportunamente.

Ao redor do empreendimento será instalado um parque industrial de fornecedores, que deve receber 12 empresas e terá potencial para abastecer a cadeia automotiva do interior de São Paulo, gerando aproximadamente 11.000 novos empregos diretos e indiretos na região, de acordo com estimativas da prefeitura de Sorocaba.

Cerimônia

A Toyota promoveu nesta quarta-feira, a cerimônia para marcar o início da construção de sua fábrica de Sorocaba. O evento teve a participação do diretor da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Paulo Bedran, do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito da cidade de Sorocaba, Vitor Lippi, do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe.

Receberam os visitantes Atsuhi Niimi, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Shozo Hasebe, presidente para o Mercosul, Tsuneo Itagaki, vice-presidente sênior industrial para o Mercosul, e o vice-presidente comercial para o Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior.

Operação

A Toyota estabeleceu-se no Brasil em 1958, com a construção de sua primeira unidade industrial fora do Japão. Atualmente produz peças na planta de São Bernardo do Campo e o Corolla na unidade de Indaiatuba.

A marca comercializou nos oito meses deste ano 62.326 unidades, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período de 2009 (56.234).