logo

none

Toyota fechará planta da NUMMI em março

A NUMMI – New United Motor Manufacturing, joint venture entre Toyota e GM, está chegando ao fim e levando à desativação da fábrica que as duas empresas mantêm em Fremont, na Califórnia.
Author image

cria

28 ago 2009

1 minutos de leitura

A GM desistiu do negócio e a Toyota distribuiu comunicado anunciando o fim da produção do Corolla e do Tacoma na planta em 31 de março.

Atsushi Niimi, vice-presidente executivo responsável pelas operações da Toyota na América do Norte, disse que a decisão da GM em retirar-se da joint venture inviabilizou a operação da NUMMI. Ele reafirmou, no entanto, o compromisso de manter uma forte presença como fabricante na região.

A planta de Fremont, que tem 4,7 mil trabalhadores, é a mais antiga da Toyota nos Estados Unidos e simbolizou o esforço da montadora em aprender a fabricar veículos na América. É a primeira instalação a ser fechada pela marca no país, onde buscou manter uma imagem politicamente correta em relação ao meio ambiente e à força de trabalho.

A fabricante japonesa deve utilizar sua planta de Cambridge, em Ontario, para produzir o Corolla, veículo mais vendido no programa do governo norte-americano para renovação de frota.