logo

Toyota inicia plano de recompra de ações de US$ 8 bilhões

Em meio às incertezas no segmento de veículos elétricos, montadora japonesa quer passar confiança ao mercado
Author image

Redação AB

25 set 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Toyota anunciou na terça-feira, 24, que vai recomprar parte das sua ações negociadas no mercado. O volume pretendido representa cerca de 3% de seus papéis em circulação, no valor de US$ 8,3 bilhões.

A recompra de ações ocorre quando uma empresa com capital listado em bolsa de valores quer passar uma espécie de mensagem positiva para o mercado, mostrando que confia no negócio, apesar de desafios.


SAIBA MAIS:
– Toyota vai mudar estratégia em busca de crescimento
– Toyota bate recorde de vendas e segue na liderança


No caso da montadora japonesa, o desafio do momento é a eletrificação, que tem feito as montadoras investirem bilhões de dólares em novas fábricas, novos modelos e desenvolvimento de fornecedores.

O problema é que o investimento feito até aqui contracena com um mercado global de elétricos que não cresce tão rápido quanto se esperava anos atrás. Afora a questão que envolve os volumes, há também as incertezas regulatórias e fiscais nos Estados Unidos e na Europa.

A Toyota foi uma das montadoras que apostaram no método “ver para crer” antes de entrar de cabeça em uma oferta 100% eletrificada, o que gerou desconfiança em ambientalistas e nos acionistas.


Faça sua inscrição no #ABX24, maior encontro de negócios do ecossistema da mobilidade


Com o cenário incerto no mercado de veículos eletrificados, a montadora então passou a encorpar mais o discurso em torno dos seus modelos híbridos.