
Apesar de estar no Brasil desde 1958 (foi a primeira filial da empresa fora do Japão), até agora a Toyota ainda não produzia motores no País. A nova fábrica de Porto Feliz vai abastecer a linha do Corolla em Idaiatuba, que opera desde 1998, e a do compacto Etios em Sorocaba, que inaugura oficialmente suas atividades nesta quinta-feira, 9, após investimento de US$ 600 milhões.
Não se sabe ainda quais motores a Toyota vai produzir no Brasil, mas por certo o maior volume ficará por conta de abastecer o Etios, que usará motores 1.3 e 1.5, inicialmente importados do Japão. O Corolla tem atualmente duas opções de motorização: 1.8 e 2.0.
Segundo comunicado divulgado pela Toyota, Toyoda veio ao Brasil para a inauguração da planta de Sorocaba e, no encontro com Dilma Rousseff, reforçou apoio à nova política automotiva do Brasil e anunciou que a empresa japonesa realizará o novo investimento no País, em linha com as exigências do regime automotivo, de maior utilização de conteúdo local. “A iniciativa visa aumentar a produção local, já que o mercado brasileiro dá sinais de crescimento consistente”, diz a nota distribuída pela empresa.
O Blog do Planalto antecipou o valor do investimento (R$ 1 bilhão), informa que a fábrica de motores deve entrar em operação no segundo semestre de 2015 e também o número de empregos que devem ser gerados, em torno de 700.