
A Toyota apresenta no Salão de Detroit 2010 o carro conceito FT-CH, que aponta estratégias de desenvolvimento do powertrain e pode tornar-se o primeiro híbrido compacto da marca. O modelo utiliza motor elétrico combinado a um propulsor a gasolina.
Com carroceria em forma triangular, o FT-CH tem características predominantemente urbanas e foi projetado pelo Centro de Design e Desenvolvimento da Toyota, na França. O modelo, 22 centímetros mais curto que o Prius, traz linhas externas inspirada na geração 8-bit, tecnologia que nos anos 80 dominou o desenvolvimento na indústria de vídeo games.
Hoje, o 8-bit é considerado um estilo retro e engloba manifestações culturais na música, na moda e nas artes plásticas, tendo como características a cor, a diversão, a inovação e elegância, pontos de atração para o público jovem.
“Nos próximos 10, 20 anos, vamos entrar em um período onde a procura por combustíveis fósseis excederá a oferta” disse Jim Lentz, presidente da Toyota Motor Sales, subsidiária da Toyota nos Estados Unidos, destacando que é preciso reinventar o automóvel com motorizações que reduzam ou eliminem o consumo de petróleo como fonte de energia. “Avançaremos na eletrificação do automóvel”, garantiu.
Além do FT-CH a Toyota expõe o carro conceito o FT-EVII (Futuro Veículo Elétrico da Toyota). Participam também do salão o Prius Plug-in Híbrido, o Camry Híbrido e o utilitário esportivo Highlander Híbrido.
Confira os assuntos relacionados:
Nissan investe em recarga de elétricos nos EUA
i-MiEV é o Ecobest em emergentes europeus
Foto: divulgação/NAIAS