logo

none

Toyota: motorista erra em acidentes do acelerador

As investigações da Toyota sobre acidentes envolvendo aceleração indesejada nas quais os motoristas declararam ter pisado no pedal do freio acabaram indicando que eles, na quase totalidade, pressionaram de fato o acelerador. A informação é da agência Automotive News, citando como fonte a Bloomberg.
Author image

cria

14 jul 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7353.gif

A fabricante japonesa tem analisado as causas dos problemas com aceleração não intencional em automóveis e picapes que levaram ao recall de mais de 8 milhões de veículos em todo o mundo. Cerca de dois mil relatórios foram revisados e mostraram uma variedade de causas para os acidentes, como travamento do pedal, erro no uso dos pedais, objetos estranhos no interior do carro, problemas com a colocação do tapete.

Mike Michels, porta-voz da Toyota em Torrance, na Califórnia, disse que a companhia não encontrou evidências de funcionamento inadequado de sistemas eletrônicos.

As declarações causaram polêmica, trazendo à tona as controvérsias sobre o caso.

A National Highway Traffic Safety Administration disse nos Estados Unidos, em maio, que acidentes com veículos da Toyota relacionados a aceleração não intencional podem estar ligados a 89 mortes em 71 ocorrências desde 2000.

A NHTSA está trabalhando em conjunto com a National Academy of Sciences e a NASA para analisar os relatórios e a possibilidade dos acidentes ocorrerem devido a problemas eletrônicos. A agência já investigou aceleração não intencional em sedãs Audi 5000 e concluiu em 1989 que erros humanos eram frequentemente a causa.

Nos anos seguintes veículos foram equipados como sistemas capazes de parar um carro se o freio e o acelerador forem pressionados ao mesmo tempo. A própria Toyota já afirmou que instalará sistemas do gênero em seus novos veículos a partir do ano-modelo 2011.