logo

blockchain

Toyota pesquisa blockchain para armazenar dados de autônomos

A Toyota começou a pesquisar o uso de blockchain para assegurar a confiabilidade dos dados de uso dos carros autônomos. A iniciativa pioneira é conduzida pelo Instituto de Pesquisa Toyota em parceria com outras cinco entidades, incluindo o renomado MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A notícia é mais uma evidência da convergência da indústria automotiva com o setor de tecnologia da informação.
Author image

Redação AB

23 mai 2017

1 minutos de leitura

A Blockchain é uma solução que permite armazenar dados em tempo real e em ordem cronológica. As informações são registradas permanentemente e sem risco de fraude. O recurso é conhecido por ser a base de dados da moeda digital Bitcoin, o que permite que sejam feitas transações financeiras pela internet com segurança e dispensando intermediários, como bancos. Há uma série de empresas e segmentos que estudam usar a tecnologia.

No caso dos carros autônomos, a ideia seria ter uma base segura de dados de uso do veículo. Isso poderia ser utilizado para aprimorar os algoritmos dos carros e definir um valor justo para o seguro do automóvel, por exemplo. O sistema poderia coletar informações de rodagem e armazenar em blockchain para que as seguradoras consultassem posteriormente.

“Podemos precisar de dados de bilhões de quilômetros de condução humana para desenvolver veículos autônomos seguros e confiáveis”, anunciou Chris Ballinger, diretor de serviços de mobilidade do Instituto Toyota de Pesquisa, destacando a necessidade de garantir que estas informações não corram riscos.