logo

Etios

Toyota pode antecipar produção em Sorocaba

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

07 jun 2011

3 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

José Maria Tomazela, Agência Estado

O presidente da Toyota para o Mercosul, Shunichi Nakanishi, confirmou na terça-feira, 7, para meados de 2012 o início das operações da nova fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo. Reunido com o prefeito da cidade, Vitor Lippi (PSDB), o executivo disse que o projeto não sofreu alteração em decorrência do terremoto que atingiu o Japão em março deste ano. Segundo ele, o cronograma e os prazos da empresa serão mantidos.

Os equipamentos para a linha de montagem do compacto Etios que a unidade vai produzir começam a chegar já em agosto deste ano. Nakanishi acredita que pode até haver alguma antecipação no início da montagem, prevista para o segundo semestre de 2012. Na primeira fase, está prevista a produção de 70 mil unidades/ano, mas o objetivo é dobrar este número.

O prefeito detalhou as providências que estão sendo tomadas, em parceria com o governo estadual, para melhorar a infraestrutura a região da fábrica, no km 95 da rodovia Castelo Branco. De acordo com Lippi, a avenida de acesso será duplicada e pavimentada. O Estado abriu licitação para o projeto de construção de vias marginais na rodovia, além de viadutos e rotatórias.

Nakanishi também confirmou a instalação de 12 sistemistas fornecedores da Toyota no entorno da fábrica, dos quais sete já assinaram protocolos com a Prefeitura de Sorocaba. Também foi tema do encontro a criação de um parque tecnológico, que deverá contar com um laboratório de crash test.