
O executivo garante que a marca enfim alcançou o volume mensal de vendas projetado no lançamento do modelo. Em maio foram 5,4 mil unidades, em abril houve pico de 6,7 mil emplacamentos do carro. Ainda assim, ele está bem atrás de seu principal concorrente, lançado na mesma época, o Hyundai HB20, que teve quase 14 mil unidades vendidas no mês passado, entre as versões hatch e sedã.
“A disputa é mais difícil do que imaginávamos. O mercado, que já era competitivo, ganhou novos concorrentes. Esse é o cenário com o qual temos de trabalhar”, avalia Andrade. Ainda assim, ele defende que o modelo é bem-sucedido, com vendas em expansão e clientes satisfeitos com o carro. O vice-presidente destaca que os volumes têm feito a participação da marca no Brasil crescer. O market share da empresa chegou a 4,7% entre janeiro e maio. No ano passado era 2,7%.
A Toyota trabalha para reunir um time global de especialistas que terá como missão promover melhorias no acabamento interno dos carros da marca. Fonte a par do projeto garante que o primeiro desafio desse comitê é melhorar o Etios e que a versão 2014 já trará mudanças significativas.
