
A Toyota pretende lançar seu primeiro carro elétrico equipado com tecnologia de condução autônoma em 2025.
Segundo informações da agência de notícias “Reuters”, o modelo estrearia na China, onde seria fabricado pela GAC Toyota, resultado da joint-venture firmada com a GAC (Guangzhou Automotive Group).
VEJA MAIS:
– Toyota fala em mudança drástica para virar referência em carro elétrico
– Toyota vai mudar estratégia em busca de crescimento sustentável
Com o novo carro, a Toyota espera recuperar terreno no mercado chinês e se equiparar aos rivais que estão à frente na produção de veículos híbridos, baterias para carros eletrificados e tecnologias de conectividade e inteligência artificial.
O Bozhi 3X SUV (que será maior do que o 4X) seria o primeiro carro equipado com tecnologias autônomas para realizar manobras de estacionamento e condução em áreas congestionadas e estradas.
A Toyota afirma que essas novidades poderão garantir à empresa a liderança em tecnologias de condução autônoma entre todas as marcas estrangeiras presentes na China.
Toyota trabalha com parceiros para tirar o atraso
A GAC Toyota trabalha no desenvolvimento em conjunto com a Momenta Global, startup que desenvolve softwares de direção autônoma para fabricantes de automóveis como a Mercedes-Benz.
A empresa também mantém um acordo de colaboração com a Huawei para aproveitar a geração mais recente de softwares em um novo carro elétrico que a Toyota lançará na China em 2025.
Além disso, a fabricante ainda prepara a estreia de uma nova bateria de lítio ferro-fosfato para 2026 ou 2027, que contribuiria para reduzir o custo de produção do elétrico bZ4X EV em até 40%.