
Segundo comunicado divulgado na sexta-feira, 11, a montadora detectou uma falha no conjunto do cabo espiral de conexão entre o módulo de comando do sistema de airbag e o conjunto da bolsa do airbag do lado do motorista. A falha do componente pode resultar no não funcionamento do airbag em caso de acidente que reúna condições para sua abertura. Nesta situação, a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo, alertando o condutor sobre o não funcionamento do sistema. Com a falha do airbag há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo.
A Toyota alerta ainda que se a luz de advertência do airbag no painel do veículo acender espontaneamente com o veículo em movimento ou permanecer acesa por mais de 6 segundos após a partida do motor, o consumidor deverá, imediatamente, levar o veículo a um concessionário autorizado para inspeção e execução do reparo. Caso isso não ocorra, mas o veículo faça parte da lista de convocados, a montadora realizará inspeção e, se necessário, substituição do conjunto apenas a partir de 1º de julho. A duração média do reparo é de uma hora e a montadora se encarregará de enviar novo comunicado aos proprietários uma semana antes do início das inspeções.
Para mais informações ou agendar o atendimento na rede de concessionárias, a empresa informa manter os telefones das revendas em seu site www.toyota.com.br.
Confira abaixo os chassis convocados pela Toyota no Brasil:

RECALL GM: TRACKER LTZ
A Chevrolet também está chamando proprietários de um de seus modelos, desta vez do utilitário esportivo Tracker LTZ automático 2014. O recall foi necessário porque a montadora percebeu uma falha na montagem da tubulação de freio dianteira, que pode gerar, em alguns casos, deformação dessa peça e possibilidade de contato entre ela e o parafuso de fixação da mangueira de refrigeração da transmissão automática, que pode resultar em vazamento de fluido de freio, perda da capacidade de frenagem e risco de acidentes.
O atendimento já começou em toda a rede Chevrolet. Será feita a inspeção e eventual substituição da tubulação de freio dianteira. O tempo estimado para o reparo é de 55 minutos. Clique aqui para saber se seu carro está envolvido na campanha. Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento Chevrolet, pelo telefone 0800 702-4200.