
Vale lembrar que em março do ano passado a montadora foi fortemente prejudicada pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão, fazendo com que parte de suas linhas de montagem dentro e fora do país parassem de produzir por falta de peças e componentes. As paralisações causaram atraso não só na produção, mas também nas vendas e consolidou bases muito baixas de comparação, o que resulta em altos índices neste ano.
A produção fora do Japão atingiu 2,8 milhões de unidades em seis meses, alta de 42% na mesma base de comparação. Em seu país de origem, a Toyota fabricou 2,3 milhões de veículos de janeiro a junho, crescimento de 74%, o que representa total recuperação após as catástrofes naturais.
As vendas no Japão também retomaram seu ritmo: em seis meses o mercado consumiu 1,3 milhão de veículos novos, expressiva alta de 72% com relação ao primeiro semestre de 2011. Acompanhando as vendas internas, as exportações cresceram 69,4%, para pouco mais de 1 milhão de unidades. Todos os dados se referem às marcas Toyota, Daihatsu e Hino.