
A Toyota informa que o ajuste faz parte dos planos em disseminar a tecnologia híbrida no Brasil. Com o reposicionamento de preços, o Lexus CT 200h passa a ser o segundo veículo híbrido mais barato à venda no País, ficando somente atrás do novo Toyota Prius, que sai por R$ 119.950.
“Assim como a Toyota, a Lexus está empenhada em cumprir com seu papel em nosso desafio ambiental global. Estamos dando os primeiros passos no Brasil para alcançar uma meta ambiciosa e necessária para o futuro. Até 2050, temos a proposta de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera, o que significa que todos os modelos comercializados pela Toyota e Lexus no mundo, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível”, explica Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil.
Além do Prius e CT200h, existem apenas mais duas opções no Brasil de híbridos que combinam motor a gasolina com elétrico: o Mitsubishi Outlander PHEV e o Ford Fusion Hybrid. Até agora, devido aos altos preços, as vendas não passaram de 800 unidades por ano de todos os quatro modelos somados. Em 2015 o imposto de importação dos híbridos foi reduzido de 35% para 4%, mas a desvalorização do real encobriu o benefício e os preços não baixaram.
Assim como todos os demais híbridos e elétricos, o CT 200h tem isenção para o rodízio municipal em São Paulo, bem como desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Estado do Rio de Janeiro aplica alíquota reduzida de 1,5%.
Segundo a Lexus, os dois motores (gasolina e elétrico) do CT 200h geram potência combinada de 136 cv. O carro tem consumo aferido com nota A do Inmetro de 14,2 km/l na estrada e 15,7 km/l na cidade – portanto fica atrás do novo Toyota Prius, que faz 18,9 km/l em ciclo urbano e de 17 km/l em rodovias, índices que melhoraram expressivos 24% e 19%, respectivamente, em relação à geração anterior.
No início deste ano a Lexus atingiu a marca de 1 milhão de veículos híbridos vendidos em todo o mundo, desde abril de 2005, quando a companhia negociou o seu primeiro híbrido, o RX400h.