
A Toyota amplia as forças de resistência para blindar a sua carteira cativa de consumidores – principalmente os do sedã Corolla e da picape Hilux – da ofensiva comercial de concorrentes chineses no mercado brasileiro. O trunfo: garantia.
No ano passado, a montadora afirmou estar atenta a esse movimento, tanto que, em uma primeira medida para defender a sua posição no país, tratou de ampliar a sua gama de veículos: são esperados a partir desse ano os lançamentos de uma picape média/compacta e um SUV compacto.
Desta vez, a empresa se fez valer da força do seu pós-vendas para segurar o cliente dentro da sua oferta, ou melhor, aumentar o poder de retenção, utilizando um termo mais comercial.
Por isso, lançou no país o Toyota 10, que na prática concede garantia de 10 anos (ou 200 mil km) para todos os seus modelos vendidos por aqui. São 5 a mais do que o atual tempo concedido pela empresa aos seus consumidores.
“Tem várias [marcas] entrantes. Por isso a gente quer aumentar a fidelização do cliente que já é cativo da Toyota”, disse na quarta-feira, 29, Jorge Mussi, gerente-geral e pós-venda da montadora no Brasil.
A medida começou no ano passado, em novembro, quando foi lançada a nova Hilux.
Depois, chegou até SW4 e RAV4, e agora contempla toda a gama. Inclusive de veículos da marca subsidiária Lexus que são vendidos por aqui.
O executivo acredita que muitas das batalhas comerciais que serão travadas entre as marcas em um futuro não muito distante vão passar por ferramentas de pós-vendas, no sentido de se criar diferenciais competitivos no mercado.
Garantia estendida da Toyota contempla ‘segundo dono’
Nesse sentido, a Toyota pretende ampliar ainda mais as suas ações nessa área. Mussi afirmou que a fabricante vai criar quatro novas medidas buscando essa maior fidelização do cliente.
Dentre elas, por exemplo, serviços de reparos de funilaria e pintura com partes originais.
Mas, voltando ao Toyota 10, o plano de garantia não tem como novidade apenas o tempo maior. A montadora também insere no seu escopo veículos que já estão nas mãos de um segundo dono – desde que o primeiro tenha feito todas as revisões.
Nos últimos vinte dias, a empresa afirma que mais de 1,8 mil veículos tiveram a sua garantia estendida de 5 para 10 anos.
