logo

Toyota suspende produção na China

Paralisação serviria para montadora realizar ajustes na linha de montagem diante das vendas fracas de veículos a combustão
Author image

Redação AB

04 dez 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Toyota suspendeu parcialmente a produção na fábrica de Tianjin, na China. A decisão seria uma estratégia da montadora japonesa de adequar a linha de montagem ao atual momento do mercado chinês, que registra queda nas vendas de veículos a combustão.

As informações são da agência de notícias chinesa Jiji. A fábrica é mantida pela joint venture entre a Toyota e a FAW. Nenhum executivo das empresas quis comentar a suspensão da produção.


VEJA MAIS:– China pede apoio da Rússia para vender carros– Toyota aposta em China e Europa para modelos a hidrogênio


Em novembro, a Toyota comunicou a sua rede de concessionárias na China que daria início a um plano de redução da produção local, que deve durar até fevereiro de 2024. 

A China foi responsável por quase um quinto das vendas globais da Toyota, de cerca de 8,5 milhões de veículos nos primeiros 10 meses do ano – os números incluem as vendas de Lexus. Contudo, os licenciamentos da marca japonesa no país caíram na comparação com 2022. 

Pesa o fato de a Toyota não ter modelos puramente elétricos na China, maior mercado de carros movidos a bateria do mundo. Em Tianjin são produzidos carros híbridos e com motores de combustão.