
Sobre a próxima geração do Prius, o diretor superintendente da Toyota Motor Corporation, Satoshi Ogiso, disse: “O carro marcará uma evolução da tecnologia híbrida que existe hoje, apresentando uma melhora significativa em desempenho e eficiência.” Ainda segundo o executivo, essas mudanças servirão para ampliar as gamas Toyota e Lexus com sistema híbrido.
Segundo a fabricante, o próximo Prius terá baterias melhoradas, com maior densidade de energia. A Toyota diz ter intensificado suas pesquisas para produzir fontes de energia de hidreto de níquel-metálico e íons de lítio para usá-las em seu projeto de aumentar a eletrificação do automóvel.
O novo Prius terá motor elétrico menor que o atual e o rendimento térmico de seu propulsor a gasolina passará dos atuais 38,5% para mais de 40% na próxima geração. Paralelamente ao desenvolvimento do novo Prius, a Toyota também busca avanços para a versão plug-in do híbrido. Considerando algumas observações de proprietários desse modelo, a montadora analisa a possibilidade de criar uma geração com maior autonomia elétrica e possibilidade de carregamento sem fio. Até o fim de 2015 a fabricante planeja 15 lançamentos de híbridos.
A Toyota afirma ter evoluído suas pesquisas para produzir em escala comercial o primeiro veículo movido a célula de hidrogênio.
PARTICIPAÇÃO CRESCENTE
Incluindo os veículos com a marca Lexus, a Toyota já vendeu mais de 5 milhões de híbridos em todo o mundo. Segundo cálculos da fabricante, esses carros evitaram a emissão de 34 milhões de toneladas de gás carbônico, o equivalente à retirada de 4,8 milhões de veículos de circulação.
No mercado americano, a montadora é responsável por mais de 60% das vendas de híbridos. “Nos últimos cinco anos, o porcentual de híbridos da Toyota cresceu de 10% para 16% do nosso total de vendas. Até 2016 esperamos que 5 milhões de Toyota híbridos tenham sido vendidos nos Estados Unidos”, afirma o vice-presidente da filial americana da fabricante nos EUA, Bob Carter. No Brasil, onde o Prius foi lançado em janeiro deste ano, 260 unidades chegaram às ruas.