logo

arquitetura

Toyota terá novo carro global ainda este ano

A Toyota lançará ainda este ano um modelo baseado em uma plataforma TNGA, sigla do inglês Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota. O primeiro carro a chegar terá porte médio e tração dianteira. A montadora cita redução de custo de desenvolvimento de 20% ou mais e aumento da rigidez da carroceria de 30% a 65%.
Author image

Redação AB

27 mar 2015

1 minutos de leitura

X_noticia_21694.gif

O conceito TNGA inclui ainda outras plataformas de tração dianteira (uma para compactos e outra para grandes) e também uma para veículos de tração traseira. A fabricante acredita que, até 2020, metade de seus carros vendidos em todo o mundo utilize a nova arquitetura.

De acordo com a Toyota, os novos carros também terão centro de gravidade mais baixo e melhor dirigibilidade. A nova arquitetura resultará também em redução de emissões de gás carbônico de 55% no processo produtivo dos carros. A montadora afirma ter desenvolvido tecnologias de produção que também os tornarão mais facilmente adaptáveis a modificações.

Com a nova arquitetura, a Toyota espera investir agora 50% a menos do que gastava em 2008 em uma nova linha de produção. A redução nos custos de investimento inclui linhas de produção mais simples e seções de pintura mais compactas.