logo

Toyota vai mudar estratégia em busca de crescimento sustentável

Marca japonesa investirá em tecnologias e desenvolvimento humano após ano de recordes
Author image

Redação AB

10 mai 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou que a montadora realizará um novo planejamento para repensar seus investimentos futuros. Entre os recursos a serem analisados estão aportes para fornecedores, concessionárias, funcionários e novas tecnologias, que vão de carros elétricos a softwares.


VEJA MAIS:– Toyota Yaris Cross é registrado antes de estrear no Brasil em 2025

– Toyota explora imagem com rede de oficinas e carros usados certificados


A ideia da Toyota de reformular a estratégia é decorrente da expectativa por lucros menores – a projeção é de uma queda de 20% no atual ano fiscal – e vendas mornas.

“Precisamos pensar em um crescimento a longo prazo e gostaríamos de realizar esforços para atingir um crescimento sustentável no futuro”, disse Sato.

Estratégia da Toyota passa por tecnologias e pessoas

O plano de ação da Toyota vai se concentrar em importantes frentes. O desenvolvimento de tecnologias como eletrificação e softwares de inteligência veicular e artificial estão entre as prioridades. 

A fabricante também vai investir US$ 2,51 bilhões na evolução do capital humano – leia-se quadro de funcionários. A promessa é não medir esforços para conceder aumentos de salários e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, inclusive fornecedores e concessionários.

Queda no ano fiscal será intencional

A companhia prevê que o lucro operacional e a receita líquida vão cair no atual ano fiscal, que se encerra no dia 31 de março de 2025. Caso isso aconteça, a Toyota irá retroceder em relação ao ano fiscal anterior que deu motivos para a empresa comemorar.

A previsão é de que as vendas globais no varejo caiam 1,3% em comparação com o último ano fiscal. O lucro operacional deve despencar 20% até março do ano que vem, enquanto a estimativa para a receita líquida é de queda de 39%.

A queda será intencional e parte de um esforço encabeçado por Sato para reagrupar a empresa e assegurar um resultado rentável a longo prazo, justamente após um ano fiscal de recordes nas vendas e na produção de veículos.

“Agora temos condições de controlar o ritmo de nossos investimentos”, afirmou o CEO.

CEO sugere que funcionários pensem fora da caixa

Sato afirma que a empresa precisa planejar cada passo de forma cuidadosa e eficiente para aumentar a eficiência de suas ações, além de pensar “fora da caixa”.

Inclusive, como parte da estratégia, cada empregado da Toyota será orientado a dedicar 30 minutos de seu dia para pensar em maneiras de aprimorar seu trabalho e sua carreira dentro da empresa.

“Devemos nos questionar se determinada função é necessária ou não. Talvez seja necessário eliminar alguns tipos de trabalho”, adiantou o CEO da fabricante japonesa.