
A Toyota cortou seus planos de produção de veículos elétricos (VEs) para 2026 em um terço. Desta forma, a fabricante japonesa torna-se a mais recente montadora a reverter os planos de eletrificação à medida que o ímpeto das vendas desses tipos de modelo diminui.
Segundo informações do jornal econômico Nikkei, a maior montadora do mundo agora planeja fabricar 1 milhão de veículos elétricos em 2026. A meta de vendas anunciada anteriormente pela empresa era de 1,5 milhão de VEs.
LEIA TAMBÉM:
– Com novo investimento, Toyota foca em Sorocaba
– Toyota bate recorde de vendas e segue na liderança
Em comunicado, a montadora informou que não houve mudanças em sua intenção de produzir 1,5 milhão de veículos elétricos por ano até 2026 e 3,5 milhões até 2030. Os números, disse a montadora, não eram metas, mas referências para os acionistas.
Produzir até mesmo 1 milhão de veículos elétricos por ano, no entanto, representa um empreendimento ambicioso para a Toyota, que se esforçou muito mais no desenvolvimento de híbridos e vendeu apenas cerca de 104 mil VEs no ano passado.
Os veículos elétricos atualmente respondem por cerca de 1% das vendas globais da Toyota.
Faça sua inscrição no #ABX24, maior encontro de negócios do ecossistema da mobilidade
No início desta semana, a montadora sueca Volvo Cars descartou sua meta de se tornar totalmente elétrica até 2030, dizendo que espera ainda oferecer alguns modelos híbridos em sua linha até lá.
Nos EUA, Ford, General Motors e outras montadoras atrasaram ou cancelaram novos modelos elétricos para evitar gastar em veículos que os consumidores não estão comprando tão rápido quanto o esperado.