
Luciana Duarte, para AB
Dois meses depois de assumirem o controle compartilhado da empresa paulista Metalcar Implementos, André Ferreira, diretor da Rápido 900, Mira Júnior, diretor de compras e suprimentos da Mira Transportes, e Tayguara Helou, controller da Braspress, decidiram investir em revendas de caminhões pesados. Os três jovens empresários, que pertencem à terceira geração das famílias controladoras de transportadoras tradicionais, abriram concessionárias da marca chinesa Sinotruk, fornecedora de caminhões pesados da China National Heavy Duty Truck Group Corporation.
Enquanto concluem as estruturas funcionais para atendimento exclusivo aos clientes nos municípios de Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e no Triângulo Mineiro (MG), os empresários já divulgam o novo negócio em sua poderosa rede de contatos. “A estratégia de crescimento se concentra no relacionamento que temos com muitos frotistas do setor de transportes”, diz Ferreira.
Os empresários não revelam o volume de investimentos, mas garantem que não será difícil comercializar a marca chinesa no Brasil. “Os caminhões Sinotruk foram desenvolvidos em cooperação com a Volvo e a Man, duas marcas mundialmente conhecidas. Não há porque o frotista desconfiar ou não querer experimentar esse produto”, opina Ferreira, da Rápido 900.