
– Veja aqui os números da Anfavea
Chama a atenção a queda de venda de colheitadeiras no acumulado do ano, 20,6%. As montadoras do setor aguardam agora os desdobramentos da Agrishow, principal feira agrícola do País, que terminou em 29 de abril: “Todas as fabricantes levaram lançamentos e uma grande diversidade de modelos. Não é possível avaliar quanto, mas a feira certamente terá impacto positivo nas vendas de maio e junho, afirma a vice-presidente da Anfavea, Ana Helena de Andrade.
A executiva recorda também que os novos “planos safras” foram anunciados nesta semana. O Mais Alimentos manteve a taxa de 5,5%. No Mais Agricultura as taxas tiveram alta de 1 ponto porcentual, passando de 7,5% para 8,5% e de 9,5% para 10,5%. Ambos os planos entram em vigor em 60 dias.
PRODUÇÃO CRESCE 36,9% EM ABRIL
A produção de máquinas em abril somou 3,8 mil unidades e cresceu 36,9% sobre abril. A alta acentuada se explica pela retomada de algumas linhas que estiveram paradas para ajustes de estoque. No acumulado do ano foram montadas 11,2 mil máquinas, volume 46,8% menor que o dos mesmos quatro meses de 2015.
Os tratores de rodas tiveram 8,7 mil unidades montadas e queda de 46,2%, pouco menor que a do segmento como um todo. Com pouco mais de mil unidades, montadas, as colheitadeiras tiveram importante queda de 32,6%. As máquinas também sofrem com o menor volume de encomendas decorrentes de grandes obras de infraestrutura. A produção de tratores de esteiras recuou 24,3% e a de retroescavadeiras, 62,5%.
MERCADO EXTERNO EM BAIXA
De janeiro a abril foram exportadas 2,5 mil máquinas agrícolas e rodoviárias, registrando queda de 23,3% ante os mesmos quatro meses de 2015. Neste quadrimestre foram embarcados 1,5 mil tratores de rodas, anotando retração de 26,6%. Dos segmentos de maior volume, a redução mais expressiva ocorreu para os tratores de esteiras: 409 unidades no acumulado e retração de 30,3%.
Os números fracos para o mercado externo ainda refletem a grande dependência das exportações para a Argentina.
Confira, em vídeo, o balanço dos resultados da indústria automotiva de janeiro a abril de 2016: