
As inovações incluem pistões, cabeçote, câmaras de combustão e virabrequim redesenhados. A Triumph também alterou embreagem, radiador e adotou um escape de maior vazão. O conjunto motor/radiador ficou mais compacto e permitiu redução de dois centímetros na distância entre eixos.
Como outros modelos Triumph, a nova Speed Triple R traz freios ABS e controle de tração. Entre os recursos que ampliam o desempenho da moto estão uma nova central eletrônica e o acelerador eletrônico ajustável. Agora há cinco modos de pilotagem: Estrada, Chuva, Esporte, Pista e a nova Rider Configurable, que permite ajustar o desempenho da moto de acordo com a estrada e clima.
A Triumph também renovou as motos Tiger Explorer XR (R$ 58,5 mil) e XCx (R$ 70,5 mil). Ambas utilizam o motor de três cilindros e 1.215 cc com potência de 139 cv. A embreagem tem acionamento hidráulico. A transmissão de seis velocidades tem relação final longa, que favorece o conforto e resulta em economia de 5% em relação à linha anterior.
As motos permitem a regulagem eletrônica das suspensões para estrada ou terra, entre outros recursos.