
O ex-presidente Donald Trump realizou comício em Detroit na quarta-feira, 27, no qual discursou sobre veículos elétricos para apoiadores em uma fábrica de peças usinadas da Drake. Na oportunidade, ele disse que esses modelos “representam a morte da indústria automotiva nos EUA porque custam caro e os consumidores não querem”.
LEIA MAIS:– Greve nos EUA: montadoras e sindicato discutem fim da escala salarial na produção– Greve pode se expandir para outras fábricas de veículos nos Estados Unidos
– Greve das montadoras nos EUA entra no quarto dia com negociações lentas– Stellantis e sindicato elevam o tom em debate sobre renovação de contratos
Trump, que concorre ao cargo de presidente nas próximas eleições, foi além sobre a atual greve que paralisou a produção de parte das montadoras de veículos. Para ele, Ford e General Motors são “ou estúpidas ou covardes” por seguirem as normas de emissões de poluentes em vigência no país.
A administração de Joe Biden, que também concorre à presidência e que esteve em Detroit nesta semana, estabeleceu uma meta de que os veículos com emissão zero representem metade das vendas até 2030.
As visitas consecutivas de Biden e Trump a Michigan, que podem estar caminhando para uma revanche das eleições de 2020 em 2024, colocaram os holofotes políticos nacionais na greve que já dura quase duas semanas.