logo

baterias

Por causa de Trump, Honda vai comprar baterias da rival Toyota

Peças vão equipar veículos híbridos e elétricos feitos pela japonesa nos EUA
Author image

Redação AB

20 mar 2025

1 minutos de leitura

SUV elétrico Honda Prologue pode ser um dos beneficiados com a aquisição de baterias da Toyota

Donald Trump não conseguiu cumprir as promessas de que vai parar com as guerras mundo afora de imediato. Mas conseguiu, de certa forma, unir dois rivais (que travam uma guerra muito mais saudável, diga-se). Isso porque a Honda vai comprar baterias da Toyota.

Segundo veículos da imprensa japonesa, devido ao aumento das tarifas de importação anunciadas pelo Governo dos Estados Unidos, a Honda vai recorrer às baterias que a Toyota produz na Carolina do Norte. Isso já ocorreria a partir de abril, quando se inicia o ano fiscal das montadoras japonesas.

Com baterias da Toyota, Honda se livra de custos extras

A compra de baterias da Toyota seria uma forma de a Honda equipar seus veículos híbridos e elétricos feitos nos EUA sem o impacto do custo maior dos 25% de tarifas aduaneiras alardeadas pelo governo local.

Em 2024, a Honda vendeu 310 mil veículos híbridos e elétricos nos EUA. Desta forma, os modelos eletrificados respondem por 20% das vendas totais da fabricante japonesa no mercado norte-americano.

Ao mesmo tempo, a Honda recentemente estabeleceu como meta dobrar as vendas globais de veículos híbridos – exceto China -, para 1,3 milhão de unidades até 2030.