logo

bloco de motor

Tupy é destaque em ranking dos melhores motores nos EUA

A brasileira Tupy, considerada uma das maiores empresas de fundição de blocos e cabeçotes de motor em ferro do mundo, equipa quatro dos dez melhores motores listados no 2015 Ward’s 10 Best Engines, ranking anual da revista especializada norte-americana WardsAuto.
Author image

Redação AB

26 fev 2015

2 minutos de leitura

Entre os dez motores apontados pela publicação, os montados sobre blocos Tupy são 6.2L Supercharged OHV V-8, que equipa o Dodge Challenger SRT Hellcat, da Chrysler; 3.0L Turbodiesel DOHC V-6, da Ram 1500 EcoDiesel, também da Chrysler; o 1.0L Turbocharged DOHC 3-cyl, do Ford Fiesta e o 1.8L Turbocharged DOHC 4-cyl, que equipa o Golf e outros veículos do Grupo Volkswagen.

Dos demais motores apontados na lista, quatro são equipados com bloco de alumínio, um é um full cell, movido a célula de combustível de hidrogênio, e um motor elétrico.

“O reconhecimento dos clientes da Tupy é um grande incentivo à companhia, que continuamente investe em tecnologia e inovação para oferecer produtos complexos e de alta qualidade, conforme as necessidades e expectativas do mercado. Participar em quatro produtos vencedores, todos que utilizam a tecnologia que oferecemos, demonstra a força da Tupy em seu segmento”, comemora Fernando de Rizzo, vice-presidente de negócios automotivos da Tupy.

A América do Norte é o principal mercado de exportação da empresa: representou 51% da receita obtida no exterior, conforme os dados de 2013, seguido pela Europa, com 11%. Fundada há 77 anos, a empresa produz componentes fundidos e usinados para diversos setores da economia, incluindo o automotivo, com duas fábricas no Brasil, uma em Joinville (SC), sua cidade-sede, e outra em Mauá (SP), com capacidade produtiva de 848 mil toneladas por ano. Fora do País, a Tupy mantém operações no estado de Coahuila, no México. Do total produzido no Brasil, 66,8% foram destinadas ao mercado externo, gerando receita de R$ 3,1 bilhões.