
Construída em uma área de 24 mil metros quadrados e capacidade para 70 mil toneladas por ano, a Fundição C tem potencial para dobrar seu volume de produção. Os blocos e cabeçotes serão aplicados em motores de veículos comerciais, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.
O plano de expansão também inclui a fundição de Mauá, que recebeu R$ 19 milhões. A empresa exporta aproximadamente metade de sua produção para cerca de 40 países.
EXPANSÃO GLOBAL
Em abril deste ano, a Tupy anunciou a conclusão do processo de aquisição de duas fundições do México, Cifunsa Diesel e Technocast, localizadas nas cidades de Ramos Arizpe e Saltillo, que eram controladas pelo Grupo Industrial Saltillo (GIS). A empresa pagou US$ 439 milhões na transação.
As duas empresas mexicanas produzem blocos e cabeçotes de ferro fundido utilizados na fabricação de motores para veículos de passeio e comerciais, máquinas agrícolas e de construção e motores estacionários. Quando anunciou a compra, em novembro do ano passado, a Tupy informou que o objetivo era internacionalizar sua atuação e tornar-se a maior fabricante de blocos e cabeçotes de ferro fundido do mundo, além de aproximar-se dos clientes do setor automotivo baseados na América do Norte.
Além de componentes automotivos e conexões de ferro maleável, a Tupy produz e comercializa granalhas de aço e perfis contínuos de ferro fundido que atendem a indústria de construção, de mármores e granitos e segmentos diversos da engenharia industrial.