logo

auto motor und sport

TwinAir, da FPT, leva prêmio Paul Pietsch

Redação AB
Author image

cria

02 fev 2011

1 minutos de leitura

G_noticia_9271.jpg

O motor bicilídrico TwinAir, lançado no Salão de Genebra em março de 2010, ganhou o Paul Pietsch Award do Die Besten Autos 2011. Aldo Marangoni, vice-presidente de engenharia de produto da Fiat Powertrain, recebeu a premiação em uma cerimônia realizada em Stuttgart, na Alemanha.

Os vencedores do prêmio Paul Pietsch (nome em homenagem ao piloto e cofundador da revista alemã “Auto Motor und Sport”) são selecionados anualmente por um júri composto pelos jornalistas da publicação, seus leitores e editores de outras 23 revistas em todo o mundo. Desde 1989, o a premiação reconhece os desenvolvimentos tecnológicos mais inovadores do setor automotivo. Para concorrer, a nova tecnologia já deve estar em produção.

O TwinAir equipa inicialmente o Fiat 500. Graças a consumo e emissões reduzidas, o motor permitiu à Fiat – segundo a empresa — ser a marca líder com os níveis de CO2 mais baixos entre todas as montadoras full-liner: 123,5 g/km, segundo os últimos dados da Jato Dynamics.

O propulsor a gasolina de 875cm3, possui potência máxima de 85cv e consome 4,1 litros de combustível a cada 100 quilômetros, com apenas 95g/km de CO2 emitidos.

Foto: Motor bicilíndrico TwinAir, da FPT.