logo

aplicativo

“Uber corporativo”: conheça o app Letz para compartilhar viagens de casa ao trabalho

O risco de contaminação por Covid-19 nos transportes públicos e a volta ao trabalho presencial têm impulsionado empresas a buscar novas soluções para o transporte de colaboradores. Uma novidade que ganha tração é a Letz, aplicativo de viagens corporativas compartilhadas, que já realizou mais de 500 mil viagens desde o seu lançamento em janeiro de 2020.
Author image

cria

03 fev 2022

2 minutos de leitura

Aplicativo-Letz-viagens-corporativas-compartilhadas.jpg

O aplicativo é como uma “Uber para viagens corporativas”, segundo a própria empresa. O fretamento acontece por meio de carros compartilhados, que podem acomodar de dois a três passageiros. O próprio aplicativo define uma rota inteligente para localizar passageiros que morem e trabalhem próximos uns aos outros, traçando um trajeto otimizado com menor tempo e quilometragem nas viagens. Também é possível saber quantas pessoas vão embarcar no carro e o horário previsto para chegar ao destino.

A startup surgiu há dois anos e fez 500 mil viagens nesse período, com foco em clientes corporativos. Apenas em dezembro de 2021 foram registradas 30 mil corridas de trabalhadores em São Paulo e nas regiões metropolitanas.

Pelo site da empresa, o cálculo de preço de cada corrida leva em conta pontos como o trajeto ida e volta, horário de expediente do colaborador e flexibilidade de horário para o transporte.

Transporte corporativo compartilhado é visto como benefício aos colaboradores

Segundo o diretor de vendas B2B da Letz, Marcelo Brandão, as empresas têm procurado o aplicativo como alternativa para diminuir a exposição dos colaboradores ao risco de contaminação pelo coronavírus.“O aplicativo combina conforto e segurança com a proposta de oferecer uma opção de transporte digno e econômico para ir ao trabalho”, afirmou Brandão.

“A Letz iniciou sua operação quando as organizações buscavam soluções para proteger seus colaboradores. Ao contrário de muitas pessoas que ainda estão no formato home office, uma grande parcela da população não tem como trabalhar em casa.”

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC), a pedido da BBC, o ônibus e outros meios de transporte público são os espaços com grande potencial de disseminação da variante Ômicron pela baixa taxa de renovação de ar dentro dos veículos.

Brandão pontuou ainda que as empresas buscam também dar melhor qualidade de vida na rotina de ida e volta do trabalho. O tempo de deslocamento com o aplicativo é, em média, 55 minutos. Em São Paulo, no transporte público, o mesmo trajeto demora cerca de 1h44, segundo estimativa da Letz.

Motoristas da Letz não precisam ter carro próprio

Para ser motorista da Letz não é necessário ter carro próprio. O aplicativo oferece aos motoristas benefícios como aluguel de carros; corridas semanais; vale-combustível; e segurança de transportar sempre os mesmos passageiros.