logo

Uber encerra testes com carros autônomos no Arizona

Decisão acontece dois meses após acidente fatal. Plano é desenvolver a solução na Califórnia
Author image

Redação AB

23 mai 2018

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Uber decidiu encerrar a sua operação de carros autônomos no Arizona dois meses após um carro da frota da companhia atropelar Elaine Herzberg, 49 anos, que morreu após o acidente na cidade de Tempe. A decisão não encerra completamente o projeto de veículos autoguiados da empresa, que continuará testando a tecnologia na Pensilvânia e na Califórnia.

Os experimentos da empresa, no entanto, estão suspensos desde que o atropelamento aconteceu. Foi a primeira vez em que um veículo autônomo provocou um acidente com vítima fatal. O governador do Arizona, Doug Ducey, que buscava para o estado posição de vanguarda no desenvolvimento da tecnologia, proibiu a Uber de seguir com os testes indefinidamente.

O time de desenvolvimento de carros autônomos da empresa fica baseado em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde a operação deve voltar ao normal nos próximos meses. A ideia da companhia é retomar os testes próximo ao centro de engenharia, evitando futuros acidentes.

Elaine Herzberg morreu em março após ser atropelada por um Volvo XC90 equipado com o software de condução autônoma da Uber e com um motorista de segurança a bordo. O sistema teria falhado em algo básico para que um veículo rode sem motorista: a capacidade de identificar e categorizar os obstáculos à frente. Assim, quando a pedestre se aproximou do automóvel, a tecnologia não teria entendido de que se tratava de uma pessoa.