logo

Uber lança no Brasil o Reserve, recurso que agenda a viagem e o motorista

Por enquanto, ferramenta está disponível apenas em Curitiba, mas deve ser expandida
Author image

Victor Bianchin

31 mar 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Uber lançou na última terça-feira, 29, uma nova funcionalidade que permite agendar viagens com até 30 dias de antecedência. Chamado de Reserve, o recurso, por enquanto, só está disponível para um grupo selecionado de clientes em Curitiba.

Atualmente, a Uber já oferece em seu app a possibilidade de agendamento em todo o país, mas a função não faz a reserva do carro. A viagem só é acionada quando o horário agendado está próximo, portanto o usuário fica sujeito à disponibilidade de motoristas naquele momento.

No Reserve, o motorista será buscado no momento em que é feita a reserva e, após topar a corrida futura, ele ficará escalado para a data e hora combinadas. Por essa conveniência, o usuário paga uma taxa a mais de R$ 14, que vai para o motorista. Tirando essa taxa, o cálculo do valor da corrida em si é similar ao das viagens sem reserva.

Como funciona

As viagens do Uber Reserve devem ser agendadas com pelo menos duas horas de antecedência, para que o motorista consiga se programar, e contam com 15 minutos adicionais de tempo de espera, oferecendo mais flexibilidade para o início do transporte. Segundo a empresa, a nova modalidade é indicada para momentos de maior previsibilidade, como idas ao aeroporto e comparecimento a reuniões.

O restante do funcionamento é similar ao que já existe atualmente. O usuário determina os pontos de origem e destino, observa os valores de cada modalidade, escolhe uma delas e faz a solicitação formal no app, que encontra um motorista parceiro. 

“Estamos muito animados em trazer o Reserve para o Brasil, começando por Curitiba. O nosso objetivo é continuar trazendo sempre mais tecnologia e inovação para os usuários brasileiros com produtos que oferecem opções mais personalizadas para as necessidades de cada um”, declarou a diretora-geral da Uber no país Silvia Penna. A empresa afirma que pretende expandir o serviço para outros municípios no futuro, mas ainda não sabe informar as praças escolhidas e nem a data em que isso irá acontecer.