logo

Uber recebe multa milionária por vazar dados de motoristas

Informações teriam sido enviadas da Europa para os Estados Unidos
Author image

Vitor Matsubara

27 ago 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Uber foi multada em 290 milhões de euros na Holanda por ter compartilhado informações pessoais de motoristas com os Estados Unidos.

A informação foi revelada pela Autoridade Holandesa de Proteção de Dados (DPA) nesta segunda-feira, 26.


VEJA MAIS:

– Uber contrata ex-executiva da Tesla para acelerar adoção de carros elétricos

– Resultados da Uber superam expectativas do mercado


Após a punição, a empresa deixou de vazar os dados dos condutores, mas não sem antes criticar a sentença.

“Essa decisão arbitrária e a multa exorbitante são completamente injustificadas”, alegou o porta-voz da Uber, Caspar Nixon, em resposta à agência de notícias “Reuters”.

“Os processos de transferências de dados entre nações da Uber foi totalmente compatível com as leis de proteção de dados durante três anos de enorme incerteza entre Europa e Estados Unidos”, complementou o representante da empresa.


Saiba mais sobre novas tecnologias e inovações do ecossistema de mobilidade


A Uber pode recorrer da decisão e, caso não obtenha êxito, ainda poderá entrar com um processo na corte holandesa. De acordo com a DPA, o processo de apelação pode levar até quatro anos e qualquer multa estabelecida é suspensa até que não existam mais recursos legais. 

Investigação começou na França

O caso veio à tona após uma organização francesa de defesa dos direitos humanos ter registrado uma queixa em nome de mais de 170 motoristas de táxis da França sob a acusação de violação das leis de privacidade do país. Como a sede da Uber fica na Holanda, a reclamação foi encaminhada para a DPA. 

O órgão, aliás, já havia multado a Uber em 10 milhões de euros emjaneiro por infringir as regras de privacidade das informações fornecidas pelos motoristas do serviço de transporte por aplicativo.