O projeto já está no papel e se tudo ocorrer dentro do planejado, vem aí um veículo com motor 1.0 desenvolvido para os grandes centros urbanos, que fará 60 km com apenas um litro de combustível, a 80km/h. O propulsor pode ser até três vezes mais econômico em relação aos que estão no mercado atualmente.
É viável? Para professores e alunos da Universidade, o mercado ainda pede veículos potentes e isso seria empecilho para que as montadoras desenvolvessem carros mais leves e com menor consumo de combustível. No entanto, a recente crise econômica mundial e a própria consciência ecológica das novas gerações têm mudado esse cenário.
“Para um automóvel deslocar-se a 80 km/h e com uma aceleração que garanta a dirigibilidade segura não é necessário mais do que 50 hp. Qualquer carro popular produzido no Brasil tem potência de aproximadamente 70 hp, Um projeto como o nosso é perfeitamente exequível”, comenta o coordenador do laboratório da Ulbra, Luiz Carlos Gertz. Segundo ele, o modelo com produção em série mais econômico no país faz 24 km em média com um litro de combustível e alcança 160km/h.