
Mufarej não esconde que diversas empresas de autopeças desistiram das áreas na Automec, apesar de serem expositores tradicionais. Boa parte é de origem americana e foi duramente afetada pela crise internacional. Seguindo a determinação da matriz para redução de custos, os executivos locais foram obrigados a abandonar a feira.
“Ficamos surpresos com algumas baixas e também com algumas adesões” – afirma o executivo do Sindipeças, que hoje discutirá em reunião de seus principais conselheiros os rumos do evento e a recomposição do projeto original. A idéia é voltar à carga em alguns casos, buscando a volta dos associados da entidade para o fortalecimento da Automec, considerada essencial para a promoção dos negócios setoriais no Brasil e no Exterior.
Enquanto acontece uma reacomodação da planta do evento, algumas empresas nacionais solicitaram espaços maiores e melhor colocação no layout geral, mas é certo que terão como vizinhos os concorrentes asiáticos, que tiveram participação modesta na oitava edição da Automec.
Para estimular a participação nacional, a Reed Alcantara já está praticando os mesmos preços da tabela do evento de 2007, mas as vantagens são direcionadas aos associados do Sindipeças. O responsável pela comercialização é Hércules Rico, telefone 11 3060-5000.
Uma das iniciativas da Reed Alcantara será a construção de uma estação piloto de inspeção veicular dentro do espaço da feira, em sintonia com o programa Carro 100%, criado para promover a manutenção preventiva dos veículos.