
Quatro experts em manufatura estarão reunidos na segunda-feira, 20, durante simpósio SAE Brasil em São Paulo, para avaliar os rumos das operações industriais no Brasil, em um cenário de rápidas transformações globais. “O encontro será uma boa oportunidade para discutir a real competitividade das empresas brasileiras e propor novas soluções para a produção local de componentes e veículos”, observa Vagner Galeote, presidente da entidade.
Galeote, que é também diretor de manufatura da Ford América do Sul, estará no painel de abertura do simpósio, ao lado de José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil, co-autor do livro A Máquina que Mudou o Mundo e um dos principais estudiosos globais de lean manufacturing; de Alfeu Doria, diretor de interiores da Visteon para a América do Sul e Country Leader, que teve ampla atuação na China; e de Adolfo Savelli, sócio-diretor da Logic Consultoria.
Os quatro executivos vão comparar a experiências e conhecimento sobre operações na Ásia e no Brasil, apontando forças e fraquezas dos empreendimentos nas duas regiões. Savelli desenvolveu, até março, projeto junto a um grupo industrial chinês, na área de motores diesel, empenhado em transformar a operação em modelo de classe mundial. Com os passos lógicos da metodologia 6 Sigma, o projeto permitiu identificar centenas de oportunidades de melhoria que somaram mais de US$ 300 milhões e permitiram elevar a capacidade de produção de 28 mil para 55 mil motores por ano.
Outro depoimento sobre os contrastes da manufatura nas duas regiões virá da apresentação do presidente da Chery Brasil, Luis Curi, responsável pela implantação da fábrica do grupo chinês em Jacareí, SP. Ele fará uma apresentação e responderá perguntas da platéia.
O programa completo sobre o simpósio Manufatura na Indústria Automobilística está no Portal Automotive Business. Informações pelo telefone 11 3287-2033, ramal 106, com Thais Costa.
Foto: Adolfo Savelli, sócio-diretor da Logic Consultoria.