
Wendelin Wiedeking, presidente do Conselho, deu as boas-vindas destacando que a audaciosa arquitetura do prédio reflete a individualidade da companhia, a confiança em si mesma e a orientação para o futuro. O ‘museu sobre rodas’ da marca Premium pretende ser uma exposição e um plataforma de comunicação com o público.
A exposição abriga 80 veículos históricos e mais de 200 mostras menores da história da companhia, preparadas cuidadosamente. Amplas áreas para conferências, com acesso a um impressionante terraço, estão disponíveis para eventos, atendidos pelo restaurante Christophorus, uma opção da alta cozinha em Stuttgart.
O museu está completamente desenhado em branco. A área de exposições descansa unicamente sobre três suportes, como se estivesse suspensa no ar, e causou sensação nos círculos de arquitetura. Roman Delugan, do estúdio de arquitetura vienense Delugan Meissl Associated Architects, cujo desenho ganhou o concurso em janeiro de 2005, desde o começo se propôs colocar o visitante em lugar central: “A arquitetura deve causar alguma impressão na mente e no corpo das pessoas. Este museu deve converter o universo Porsche em uma realidade palpável para todos”. O conceito de exposição prescinde deliberadamente da idéia de um mundo temático com efeitos especiais: os carros devem falar por si próprios.
A Porsche espera pelo menos 200.000 visitantes por ano. No total, a coleção histórica da Porsche AG possui 400 carros de corrida e de rua. Como quase todos os veículos de exposição participam de eventos históricos, os objetos à mostra mudam constantemente. Isto torna as visitas ainda mais interessantes para quem freqüenta o museu com freqüência.
O novo Museu Porsche permanecerá aberto de segunda a sábado, das 9 às 18 horas, com entrada de 8 euros para adultos e admissão gratuita para menores de 14 anos acompanhados por um adulto.