logo

none

Uma nova aliança entre GM e Fiat estaria sendo negociada?

Da primeira vez não deu muito certo e as duas se separaram em 2005. Agora na Itália surgiram especulações de uma nova aliança entre GM e Fiat, envolvendo operações na Europa e América Latina.
Author image

cria

18 abr 2009

1 minutos de leitura

Uma ‘fonte’ na Italia soprou à agência de notícias Automotive News, na sexta-feira, que a Fiat pode estabelecer uma aliança com as operações da General Motors na Europa e América Latina. O negócio estaria na fase nas primeiras conversações e não representaria uma alternativa à aliança com a Chrysler.

Segundo Automotive News somadas a Fiat, Chrysler, Opel Vauxhall e a operação da GM na América Latina venderam 7,05 milhões de veículos no ano passado – resultado que teria levado uma hipotética união entre as marcas ao segundo posto do ranking global, logo depois da Toyota.

A negociação especulada não incluiria a Saab e as operações da marca Chevrolet na Europa.

Vale lembrar que há nove anos a GM adquiriu 20% da Fiat Auto por US$ 2,4 bilhões, o que levou a uma fusão das operações de compra e powertrain das duas marcas na Europa e América Latina. Um dos resultados foi o desenvolvimento conjunto da plataforma do Grande Punto e do Opel-Vauxhall Corsa, além de um motor 1.3 litro. No Brasil a GM passou a fornecer o motor 1.8 litro para a Fiat, contrato que deve ser encerrado até 2010.

A aliança GM-Fiat terminou em 2005. A montadora norte-americana pagou US$ 2 bilhões à Fiat Auto para cancelar uma opção de compra dos restantes 80% da montadora italiana.