Agnaldo Brito escreve na Folha Online que Pernambuco é a nova locomotiva do Nordeste, com a injeção de R$ 46 bilhões em investimentos públicos e privados até 2014.
Além de duas obras gigantes no interior para transposição do rio São Francisco e construção da Ferrovia Transnordestina, a evolução do complexo industrial e portuário de Suape, 40 km ao sul do Recife, sintetiza a nova dinâmica econômica do Estado, cujo PIB evoluiu 15,78% em 2010. Frederico Amânio, vice-presidente de Suape, disse ao jornalista que 120 empresas estão instaladas, 30 estão em construção e há 20 na fila até 2014.
A General Motors escolheu Suape como ponto estratégico para suas operações logísticas no Nordeste, utilizando a área portuária para desembarque de veículos. Mas a Fiat Automóveis foi mais longe, destinando R$ 3 bilhões para produzir até 200 mil veículos por ano a partir de 2014. A marca vai montar veículos compactos e atrair diversos fornecedores para a área de sua fábrica.
A Fiat Powertrain já admitiu que deverá ter uma fábrica em Suape, para atender a produção de motores. A Denso Sistemas Térmicos do Brasil também pretende implantar uma unidade na região. “Ainda não há nada definido, mas quando a Fiat for para Pernambuco, gostaríamos de segui-la”, disse o presidente Guiseppe Zippo ao repórter Alexandre Carneiro Soares, em entrevista para Automotive Business.